GESTÃO EMPRESARIAL E FINANCEIRA

 

Plano de Negócios

Um plano de negócio reduz riscos e incertezas na abertura da empresa ou na ampliação de um empreendimento. Através da metodologia CANVAS (ferramenta de planejamento estratégico) que irá  identifica as informações relevantes sobre produtos e serviços a serem ofertados, perfil dos clientes, nicho de concorrentes, fornecedores, custos, investimentos, pontos fortes e fracos entre outras informações determinantes para o sucesso do negócio.
 
Planejamento Estratégico


O planejamento Estratégico impulsiona a organização na direção correta, ajuda antecipar às ameaças e fazer um diagnóstico de oportunidades e melhorias.
É de grande importância dentro das empresas de todos os portes e setores. Portanto, a formulação das estratégias contribui diretamente nas decisões, tais como: onde aplicar os recursos, quais relacionamentos manter e posições a ocupar. 
A implementação das estratégias é o desafio permanente das empresas, uma vez que assegura o desdobramento, a realização e a constante atualização dessas decisões e, também, considera o estabelecimento de indicadores, metas e planos de ação que permitem a execução, o monitoramento e a revisão das estratégias do negócio para que os objetivos sejam alcançados.

 

Gestão Financeira


É um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem não somente o controle das atividades financeiras da empresa, como também o planejamento e analises. Tem como objetivo melhorar os resultados atuais e antecipar acontecimentos futuros. As principais ferramentas trabalhadas são: Contas a Pagar, Receber, Fluxo de Caixa e Orçamento Anual.

Contas a pagar: São dívidas que a empresa tem como salários, alugueis, impostos entre outras.

Contas a receber: São as vendas de produtos e serviços realizadas a vista e a prazo, parceladas em cartões e boletos por exemplo.

Fluxo de Caixa: É utilizado para auxiliar o empresário a controlar com precisão as contas a pagar e receber. Estruturar as operações financeiras através da análise das informações para a gestão, assegurando os recursos e instrumentos necessários para a manutenção e viabilização do negócio. Projetar períodos futuros para trabalhar cenários.


Orçamento Anual é a parte de um plano financeiro estratégico que compreende a previsão de receitas e despesas futuras para a administração de determinado exercício.

 
Por fim, a utilização destas ferramentas permitirá maior controle, evitando perdas e projetando cenários futuros, o que auxiliará na tomada de melhores decisões financeiras para prevenir perdas e aproveitar as oportunidades. 

 

Gestão da Qualidade 
 

Utilizamos como referência o modelo MEG (Modelo de Excelente de Gestão) da Fundação Nacional da Qualidade o qual permite às organizações adequar suas práticas de gestão aos conceitos de uma empresa classe mundial, respeitando a cultura existente. O modelo tem como foco o estímulo à organização para obtenção de respostas, por meio de práticas de gestão, sempre com vistas à geração de resultados que tornem a organização mais competitiva.
Possui um conceito de aprendizado e melhoria contínua, pois seu funcionamento é inspirado no ciclo do PDCL (Plan, Do, Check, Learn). Isso é possível porque o MEG é considerado um modelo de referência e aprendizado, no qual não existe prescrição na sua implementação de práticas de gestão. O modelo não dita regras, nem indica ferramentas, estrutura ou forma de gerir o negócio, mas levanta questionamentos, permitindo um exercício de
reflexão sobre a gestão e a adequação de suas práticas aos conceitos de uma empresa classe mundial.

 

Gostaria de receber um contato?

Obrigado por enviar!